Eu sei, eu sei. Você tem uma Eupresa, dessa que é só você consigo mesmo, e tá vendo os amigos assalariados todos planejando as férias, falando em viajar com a família, celebrar na festa de Reveillon, e você só se vê pensando: se eu parar de trabalhar, paro de receber. E agora?
Pois é, muitas vezzes é assim mesmo que funciona, quando você para de produzir por um mês, por exemplo, fica um mês sem faturamento, e consequentemente sem salário. Mas e aí, será que essa é realmente a vida sem amarras que você sonhava em começar a empreender?
Aposto que não é. Aposto que nos seus sonhos você estaria feliz agora porque nào precisaria negociar alguns dias de folga com o chefe, você seria seu próprio chefe e viajaria quando bem entedesse, certo? O problema é que quando a gnete trabalha por conta, não é sempre que podemos fazer o que queremos. Isso é puro mito.
Mas não vim aqui só para trazer notícia ruim. Vim aqui para te dizer que tirar férias é possível mesmo você tendo uma eupresa, e que é extremamente necessário que você faça pausas. Para isso acontecer com maior frequência do que você tem hoje, você só precisa de uma coisa: PLANEJAMENTO.
Isso mesmo. Assim como você precisa de planejamento para definir suas metas, seus próximos passos, sua rotina e suas prioridades, você também precisa de planejamento para conseguir tirar férias. O ideal é que você comece o ano já com as próximas férias planejadas, e trabalhe mês a mês para que elas aconteçam da maneira mais fluida possível.
Para isso é importante definir, por exemplo, quanto de faturamento você precisará ter a mais todos os outros meses do ano para compensar aquele mês em que você não irá trabalhar. Feito isso, é importante separar efetivamente esse dinheiro. Pode ser em um investimento na conta bancária da empresa, em uma poupança ou até mesmo debaixo do colchão, mas faça dessa uma conta agrada, um dinheiro que precisa ser poupado aconteça o que acontecer.
Dessa maneira, quando chegar o mês das férias você não ficará com o caixa desfalcado, e poderá descansar e aproveitar os dias de folga sem se preocupar com as contas que vão vencer quando você voltar.
Além disso é muito importante que você comunique seus clientes sobre a parada, para não pegá-los de surpresa em cima da hora. Se você trabalha com agenda fechada, pode comunicar o seu mês de férias durante todo o ano, para que os clientes se programem e encomendem o que precisarem antes. Já se você não fecha a agenda e atende sob demanda, é interessante avisar os clientes com pelo menos 15 dias de antecedência.
E aproveitando o papo, já vim logo te avisar que vou colocar todas essas dicas em prática e dar uma paradinha nas atividades por aqui também. Estarei ausente de 26/12 até 10/01, e neste período terei acesso mais restrito aos emails, olhando uma ou duas vezes ao dia, no máximo. Por isso, todos os produtos físicos (que são enviados pelos Correios) que forem adquiridos no site neste período serão enviados a partir de 10/01. Já os produtos digitais não sofrem nenhuma alteração. Assim que o pagamento for confirmado, o arquivo é enviado automaticamente por email. E se você quiser falar comigo por email, é só me escrever que assim que eu voltar te respondo com o maior carinho.
Agora me conta: como serão as férias por aí?