Você sabe qual a cara que a sua empresa deve ter? Vou te responder eu duas pequenas palavras: A SUA!
Isso mesmo! Pode parecer clichê, mas a sua empresa tem sim que ter a sua cara, ela tem que ser uma extensão de você, e já vou logo te contar porquê. Eu vejo muita gente dizendo que vai fazer a comunicação da empresa assim ou assado "porque deu certo para fulano, e se deu certo para ele, vai dar para mim também".
Grande engano meu caro... Não é porque o amigo ali do lado tem uma comunicação mais informal, engraçada, e colorida e que super funciona que isso vai funcionar para o seu negócio também. O máximo que você vai conseguir é parecer uma cópia mal feita do outro. E, na boa, não é isso que você quer, né!?
Então vamos fazer um pequeno exercício: por que é que os seus clientes compram de você? O que é que você tem de especial, que te torna único, que torna o seu produto único? E não adianta responder que não é nada, porque todo mundo tem e faz algo que o torna único. Seja aquela combinação de estampas fora do comum que você adora fazer, seja aquele tratamento diferente que você faz nas fotos, seja o carinho colocado em sua embalagem, ou tudo isso juto. Eu tô certa de que alguma coisa em todo o seu processo é única e exclusiva sua, e que é feita assim simplesmente porque é feita por você.
Eu, por exemplo, tenho um diferencial aqui na Tuty: quando eu finalizo e embalo uma encomenda, para preencher a caixa e deixar os produtos protegidos, uso mini-bexigas em vez de plástico bolha. Pode parecer bobagem, mas isso foi um dos propulsores de toda a comunicação da empresa. Inicialmente as bexigas eram mesmo só para proteger, mas em pouco tempo recebi tantas mensagens carinhosas de clientes que abriram suas caixas e as bexigas saltaram, trazendo uma enorme alegria, que resolvi colocar essa emoção da bexiga em outros lugares também.
Foi a partir do sentimento gerado pela bexiga que mudei a etiqueta dos Correios e escrevi "Enviando felicidade para:". Porque ali naquela caixa, vai mesmo um bocado de felicidade. É sempre pensando na bexiga que escrevo a descrição de cada produto que vai para o site. Ou seja, o sentimento da bexiga tem tudo a ver comigo e com o que quero que meus produtos entreguem, então fiz o trabalho contrário de aplicar esse sentimento em tudo o que norteia a Tuty, e com isso crio um discurso único, que faz sentido tanto para o cliente quanto para mim e que, no fim, tem a minha cara.
Então que tal, começando agora, agora mesmo, combinarmos que você não vai mais ficar procurando uma estratégia que deu certo para alguém e copiar? Combinamos que você vai pensar no que torna você único no que você faz, o que tem muito a ver com você, e vai aplicar isso a todos os seus canais de comunicação com o seu cliente. Desde a maneira de escrever os emails para eles, passando pelos produtos, pelo site, por suas redes sociais e pelo produto em si. Que tal?
Fazendo assim você vai notar que tudo o que você faz vai parecer extremamente inovador. E é mesmo! Afinal, só tem um de você no mundo, e se o negócio tem a sua cara, é totalmente novo. E todo cliente tem brilho nos olhos quando se depara com algo novo.
Coloca a sua cara no seu negócio e você vai ver como em pouco tempo cada cliente seu vai perceber a mudança, vai notar que tem um pouquinho de você em cada peça que você cria ou produz, vai se sentir mais a vontade para comprar seu produto, vai se sentir seu amigo e vai morrer de vontade de te convidar para tomar um café.
Comece agora mesmo! Personifique o seu jeito de se comunicar com o cliente, seja você mesmo, seja autêntico. Personifique a maneira como você trabalha. Não pense que os outros têm empresas perfeitas. Todo mundo tem dificuldades, algumas iguais e outras diferentes das suas. Não pense que só vai dar certo quando tiver uma equipe e se dedicar integralmente à sua arte. Você já está dando certo, acredite. Personifique a descrição dos seus produtos. Nada de copiar somente um trechinho daquele concorrente que vende o mesmo que você, por mais que pareça genial. Encontre o seu próprio modo de descrever os seus produtos.
E por fim: Não tenha medo de ser irreverente. Ouse.
Depois, corre aqui e me conta como foi essa mudança. Combinado?