Uma leitora do blog me escreveu essa semana com uma questão muito interessante relacionada às datas sazonais. Essa leitora me contou que tem muita dificuldade para trabalhar os temas sazonais e, quando ela se dá conta, já perdeu o timing. Quando pensa em começar a planejar, ela vê que os seus concorrentes já lançaram os produtos. Certamente você – e muita gente – já deve ter passado por isso.
Uma das questões que ela levantou foi sobre quais datas são interessantes de se trabalhar e qual a antecipação ideal para começar o planejamento. Bom, como a maioria das coisas no universo do empreendedorismo, não há uma regra para isso. Na verdade, tanto as melhores datas para se trabalhar quanto o tempo de antecipação vai muito de feeling e do conhecimento do mercado. E uma coisa é certa: cada mercado atua de um modo diferente.
Por exemplo, eu tenho muita familiaridade com o mercado de festas e de pequenos presentes criativos, porque são os ramos em que a Tuty atua. Nos últimos três anos em que a Tuty está atuando no segmento de presentes eu já percebi que ela se fortaleceu no segmento de pequenos mimos. Embora eu já tenha feito kits grandes, com maior valor agregado, o que sempre tem mais saída são os kits menores, que as pessoas compram em maior quantidade, para presentear muitas pessoas. Isso acontece porque as pessoas querem dar um presente mais original, mas não querem pagar muito porque querem presentear várias pessoas, então, esse foi um nicho que eu percebi na Tuty e comecei a investir nele. Conclusão: entender o seu mercado e o que seu público deseja e atender bem essa demanda é a grande estratégia.
Como falei lá no começo, é difícil eu dizer qual a data mais importante para o seu negócio, que poderia gerar mais vendas. Na Tuty, existem datas que são muito fortes para presentes, mas fracas em papelaria para festa, como a Páscoa, por exemplo. Nos primeiros anos eu fiz papelaria para festa nessa data e vendia muito pouco, eu sabia que estava errando, mas não identificava aonde, até que fiz um kit para as pessoas presentearem e fez um sucesso absurdo. Se formos avaliar, a Páscoa não era uma data importante para o meu negócio, mas quando eu acertei o produto para essa data, ela se tornou importante.
Ainda pensando aqui na Tuty, no dia dos Namorados e dos Pais as pessoas costumam comprar um kit apenas, mas no Dia das Mães elas compram mais de um, para presentear a mãe, a sogra, a avó, a madrinha. Eu tive uma percepção, no meu negócio, de que as datas que as pessoas mais investem em um kit de maior valor são Dias dos Pais e dos Namorados, porque é a mulher que presenteia o homem e é uma característica da mulher investir no presente masculino. No ano passado, no entanto, Dia dos Professores foi uma data muito forte para nós. E, claro, Natal é sempre muito, muito importante – e acredito que aí vale para todos os mercados.
Se você perceber, dessa vez, falei muito sobre a experiência do meu segmento. Por que fiz isso? Porque saber qual data vai ser mais bacana para o seu negócio vai depender da sua percepção do que seu público valoriza mais e, às vezes, também é possível que você mude alguns cenários apenas adequando seu produto, como aconteceu comigo na Páscoa.
Antecipação
Esse quesito é muito importante e merece bastante atenção – e algumas contas na ponta do lápis! Acompanha comigo: se você deixar para lançar o seu produto 15 dias antes da data comemorativa, você perdeu completamente o timing, porque esse é o prazo de entrega do PAC (modalidade de entrega dos Correios). Ou seja, se você lança o produto com esse prazo de antecedência, mesmo que você o tenha a pronta entrega, se o cliente optar pelo PAC corre-se o risco da encomenda não chegar em tempo. O ideal, portanto, é lançar os produtos com, pelo menos, 30 dias de antecedência da data comemorativa.
Vamos a um exemplo prático? O Dia dos Namorados é 12 de junho. Para você lançar o produto com um mês de antecedência, sua data ideal é 12 de maio, logo em seguida do Dia das Mães. Isso significa que você tem que começar a planejar esse lançamento com 30 dias de antecedência também. Então, você está lá, comendo chocolate da Páscoa, em pleno mês de abril, pensando nos produtos de Dia dos Namorados. É nessa hora que você estará definindo tema, itens, custo, como vai ser a campanha, para quem você vai vender, selecionar material, comprar os suprimentos. Ou seja, o prazo mínimo para que você comece a pensar no kit é de 60 dias antes da data a que ele se destina. Assim, você terá um mês para comprar material, fazer a criação, produzir, fotografar, tratar, cadastrar no site, fazer peças para campanha de divulgação, escolher os meios de divulgação e efetivamente divulgar o seu produto.
A única data que é extremamente diferente desse prazo é o Natal. Isso acontece porque o mercado começa a trabalhar a data muito antes, além disso, essa é uma data que envolve uma série de outras questões. Os Correios, por exemplo, funcionam muito mal nessa época do ano, porque o volume de entregas aumenta muito e eles não dão conta de entregar os produtos no prazo. Então, um SEDEX que levaria 3 dias úteis para ser entregue pode ser que leve 7, já o PAC que leva cerca de 12 dias, pode ser entregue em 20. É muito importante, portanto, alertar sempre os clientes dessa possibilidade, por isso o ideal é que ele adiante as compras.
Para que o cliente tenha a encomenda em mãos até 23 de dezembro, o ideal é que ele compre até a primeira semana de dezembro. Para ele fazer isso, você precisa ter tempo de gerar desejo no seu consumidor, então, lá vem a matemática de novo: para dar tempo de tudo isso, o ideal é que você tenha o produto lançado e cadastrado, no máximo (estourando!), até o dia 10 de novembro. Mas aí tem uma pegadinha: quando você lançar o seu produto em 10 de novembro, TODOS os seus concorrentes (diretos e indiretos) já terão lançado os deles. Até a televisão já vai estar falando de Natal e aí aquela pessoa super prevenida já vai ter comprado o presente de outro fornecedor.
No meu mercado de pequenos mimos mais em conta, que as pessoas compram em maior quantidade, os concorrentes já começam a lançar suas opções de produtos no começo de outubro. Então, podemos ter outubro como um mês de lançamento para o Natal. Se você for lançar apenas um produto, fazer o planejamento em setembro está ok. Mas para quem faz uma linha de produtos para a data, o ideal é começar a pensar nisso em agosto, porque dá tempo de planejar, falar com fornecedores, fazer parcerias.
Ufa, cansou? Calma, respira e não se desespera. Se você não lançou nada para o Dia das Mães, ainda dá tempo, mas tem que correr. E, anota na agenda de 2016: planejamento para as datas comemorativas é fundamental. O bom, é que agora você já tem alguma noção de tempo. Boas vendas!