Eu sei que a gente já conversou sobre o quanto você gostaria de ter de salário, mas passada essa fase, vamos para a próxima. Se você já sabe o quanto quer ganhar, agora me diga: o que está fazendo para alcançar esse objetivo financeiro?
Daqui mesmo eu percebi uma ruguinha na sua testa. Dizer o quanto quer ganhar é fácil, mas a pergunta de hoje tá difícil, certo?
Isso acontece porque, normalmente, a gente tem uma meta na cabeça e que muitas vezes nem colocamos no papel. Nós só pensamos: ai, eu queria tanto ganhar dez mil reais...
E esse desejo fica lá, passeando pelos nossos pensamentos, mesmo que a gente não tenha a menor ideia do porquê e para que queremos ganhar tudo isso. Mas esse é o menor dos problemas. O xis da questão é que a maioria das pessoas não faz a menor ideia de como alcançar esse objetivo financeiro, e sem colocar no papel o que é preciso fazer, fica difícil saber onde está acertando e onde está errando.
O desejo de ganhar mais, aumentar o faturamento, realmente existe. Mas na hora do "vamovê", a ação do fazer diferente do que já é feito, não existe. Então, essa é uma pergunta importante: o que você está fazendo de diferente para ter um resultado diferente?
Se você faturou, no ano passado, dois mil reais por mês, e esse ano continua fazendo tudo exatamente igual, as chances de você continuar faturando dois mil reais por mês ou diminuir o seu faturamento são enormes, afinal, a concorrência cresce e o seu faturamento tende a diminuir se você não muda nada.
Quando eu faço essa pergunta, muita gente responde que está trabalhando muito, tem vários clientes para atender e que não tem tempo para planejar. Ok, mas se você está trabalhando muito e está atendendo esse monte de cliente e, no ano passado, não alcançou a meta que queria, o que te leva a pensar que você vai alcançar essa meta esse ano, fazendo as mesmas coisas?
Vou contar uma coisa: teve gente que já me respondeu que trabalharia mais madrugadas. E se isso também passou pela sua cabeça, esqueça. Isso não é saudável, nem sustentável.
Se você já trabalha todo seu tempo hábil e não consegue ganhar o valor que deseja, então, provavelmente, o valor da sua hora está errado e você está cobrando barato demais os seus produtos ou serviços. Se você não tem encomenda suficiente e ainda tem muito tempo livre e por isso não consegue alcançar o valor que quer ganhar, então, provavelmente, você precisa melhorar todo o marketing da sua empresa e a sua forma de se comunicar e se relacionar com seus clientes. Use o tempo livre para estruturar isso!
É muito importante ter um objetivo claro de quanto se quer ganhar, mas é tão importante quanto ter pequenas metas definidas, mensuráveis e com data para acontecer.
Portanto, anote no seu caderninho a lição de casa: tenha uma meta financeira clara, e com ela, uma estratégia, um planejamento mínimo, para alcançar seu objetivo financeiro, senão, a coisa não vai funcionar e você vai continuar fazendo tudo igual e vai continuar tendo sempre os mesmos resultados.
Faça isso e depois me conte os resultados. Se você for disciplinada, eles não demorarão a aparecer.
E se você quer ir ainda mais a fundo nesse assunto, pode fazer parte da próxima turma do Programa Tuty para Profissionais. Para saber quando serão as inscriçòes da próxima turma, é só acessar www.tutyparaprofissionais.com.br.