Prefere ver esse conteúdo em vídeo? Clica aqui!
2021 começou com muitas mudanças, e a maior delas é que eu coloquei um dos meus maiores medos de lado, respirei fundo, e redefini minha marca. Isso significa que a partir de hoje não existe mais o Estúdio Tuty, e eu passo a me comunicar com vocês com a marca pessoal Thiara Ney.
Assim de bate pronto, não muda muita coisa. O blog continua aqui, o canal continua no ar, agora com novo nome, nova identidade, mas com o mesmo compromisso de ajudar os crafters a profissionalizarem seus trabalhos. O site também mudou pra www.thiaraney.com.br, tá com essa cara nova, mas os cursos e projetos continuam por aqui, tudo segue a mesma proposta.
Nas redes sociais eu tô fazendo as mudanças pra @thiaraney em tudo, mas não é tão simples, então algumas coisas podem levar aí alguns dias a mais pra mudar, e a gente vai se adaptando. Mas não precisa se preocupar, porque se você já seguia o Estúdio Tuty, o perfil do Insta e do Face só mudou de nome, mas o conteúdo continua todo lá.
E aí você deve tá se perguntando: mas se é pra continuar com tudo lá, porque raios você mudou?
A Tuty nasceu em 2009, quando eu costurava e vendia bolsas de tecido. Nessa época, eu tive um quiosque no shopping, e a verdade é que eu era um desastre na administração desse negócio, tava dando tudo errado. Antes de perder mais dinheiro, eu decidi parar e estudar administração. Eu já tinha feito uma especialização em Comunicação, e fui estudar gestão, me especializando em gestão de pequenos negócios.
Eu sempre gostei de fazer festa, de receber amigos, e aí a Tuty foi tomando forma no mercado de papelaria pra festas numa época que ninguém fazia isso. Em 2010, isso nem era um trabalho, nem tinha Silhouette direito no Brasil, e eu me vi com um negócio com um espaço gigantesco pra prosperar, e assim foi.
Até 2016 eu fiz muita, mas muita muita muita papelaria pra festa. Teve mês de a Tuty entregar mais de 90 kits de festa. Em um único mês. Eu tinha uma equipe, não trabalhava sozinha, mas era tudo artesanal, tudo feito manualmente, do mesmo jeito que você faz aí hoje. E olha que nem tinha a Cameo 4 com a velocidade 30 não.
Em 2015, quando eu ainda fazia festa, eu percebi que tinha uma oportunidade muito grande no mercado, porque muita gente me procurava pra aprender como eu fazia, porque queria também começar nesse mercado, mas eu ainda tinha muita dificuldade de produzir conteúdo, de me posicionar como alguém que ensina. Então, mais uma vez, eu decidi estudar antes de fazer. Eu fiz um curso online de empreendedorismo criativo, já com foco nessa ideia de ensinar, e fiz um curso pra aprender a falar melhor com a câmera, porque é super diferente de conversar com uma pessoa de verdade.
Quando me senti minimamente segura, realmente comecei. O canal começou em agosto de 2015, e no ano seguinte eu lancei meu primeiro curso online. O que aconteceu de lá até aqui é que foi virando uma avalanche, sabe? Eu sempre tive muito claro o porquê fazer isso, como fazer isso, eu planejei as estratégias pra cada ano, mas sempre fui muito apegada a Tuty, à marca, ao nome, a tudo o que essa marca me trouxe. Afinal, foi ela que me trouxe até aqui.
Foi então que a Fernanda, designer que trabalha comigo, começou a dizer que eu devia trabalhar com o meu nome, e não mais com o Estúdio Tuty. Ela falava assim que a Thiara cresceu tanto, que não cabia mais dentro do Estúdio Tuty, que essa caixinha tava pequena. E isso ficou martelando na minha cabeça.
No meio de 2020, o ano em que nossos hábitos mudaram, nossas rotinas mudaram, acabei parando para olhar as coisas sob outra perspectiva. E foi num momento pensando sobre repaginar a identidade visual do Estúdio Tuty que eu me perguntei se não era então hora de mudar de vez, e começar então a usar meu nome como marca pessoal.
Então, como mudar?
A minha comunicação com vocês já era muito pessoal, eu não me comunicava mais como Estúdio Tuty, como uma empresa que vende coisas, mas sim como Thiara, uma pessoa que ensina, que ajuda, que te dá a mão pra você ser um profissional melhor. Então isso começou a fazer sentido. Mas ainda antes de bater o martelo eu fui ler um pouco sobre isso, e eu encontrei um artigo no site do Carinhas sobre sinais de que sua identidade visual precisa ser redesenhada, que você encontra aqui.
Em resumo eles dizem que se você tá com a pulga atrás da orelha, se um novo momento chegou, se a conexão do público precisa melhorar, e se você sente que tem algo fora do lugar, essas são boas razões pra mudar. E eu simplesmente me identifiquei com todas.
Decisão tomada, e agora? Eu contratei então o casal Carinhas pra fazer a criação da nova marca. Eles me entregaram então o estudo de marca e branding, e por aqui passamos as últimas semanas transformando o Estúdio Tuty em Thiara Ney.
Uma coisa legal de contar é que o casal Carinhas não criou só um logo pra mim. A especialidade deles é com o branding, e eles ajudam o empreendedor com o posicionamento daquela marca, com a história que ele conta. Eles me mandaram um questionário gigantesco, depois mais um monte de perguntas, pra entender realmente qual era o meu foco, o que era importante pra mim, com qual perfil de pessoa eu quero me conectar, qual é o tom da minha conversa com vocês, e todo o material que eles me entregaram foi determinante pra traduzir isso em identidade.
Essa é uma mudança não só do logo e das cores que eu uso aqui, mas também de todo o meu posicionamento, que ficou ainda mais claro, ainda mais com a minha cara, falando ainda mais das coisas que eu acredito que sejam as mais importantes pra te ajudar a profissionalizar o seu negócio.
Mais do que nunca, eu tô aqui pra isso. Eu sei que não te falta talento e vontade de fazer seu negócio acontecer, mas falta algo para ter sucesso de verdade, falta profissionalização! Então conta comigo pra dividir tudo o que eu sei sobre comunicação, precificação, técnicas, equipamentos e gestão. Eu espero que vocês se apaixonem, não só pela marca nova, que eu tô completamente apaixonada, mas principalmente por toda essa energia nova que tá chegando aqui.
Um beijo, Thiara Ney