Para ver este conteúdo em vídeo, clique aqui.
Quem não curte um meme, que atire a primeira pedra, afinal, no vasto universo da internet, quando um chavão viraliza é quase impossível não se render a ele. Quem não se lembra do famoso #ficadica? Pois é, por isso o papo de hoje vai ser reto e eu vou te dar quatro dicas de comportamentos nada bem vistos no clube da vida social-virtual, para que você simplesmente não seja essa pessoa. Bora lá?
Vende o molde? Dá o molde? Preciso desse molde!
É muito – MUITO – chato quando alguém posta foto do seu trabalho para compartilhar inspiração ou até mesmo esperando reconhecimento e, de repente, começa a chover pedido do molde. O resultado disso é que muita gente boa e que trabalha muito bem pára de compartilhar no grupo os seus trabalhos porque sabe que vai vir uma enxurrada de pedidos. Portanto, #nãosejaessapessoa que fica pedindo molde em tudo quanto é postagem.
Faça sua parte
A gente sabe que possuir conhecimento básico sobre algo é muito relativo, mas algumas coisas são fundamentais, por exemplo, ler o manual da sua máquina. Isso realmente é importante. Os grupos são ferramentas muito boas para nos auxiliar naquele problema em que já tentamos de tudo e nada resolve. Veja: você tentou alguma coisa.
Uma dica valiosa, além daquela para você ler o manual da sua Silhouette, é procurar ler os posts fixos dos grupos que participa. Normalmente, eles trazem informações básicas riquíssimas para quem está começando, para quem não tem tanta intimidade com a máquina. Isso facilita a sua vida e também de quem já tem um nível mais avançado e precisa de ajuda mais específica. Por exemplo, no grupo Silhouette de Elite, em que sou uma das moderadoras, existem posts fixos com links para vídeos e até outras postagens que ensinam a fazer coisas básicas. Não precisa encher o grupo com perguntas que poderiam ser facilmente respondidas se o manual tivesse sido lido ou se você tivesse procurado no próprio grupo por essa dúvida. E isso não significa que o grupo não está disposto a ajudar iniciantes, pelo contrário, mas vamos combinar que ter pró-atividade é fundamental. Ao fazer uma pesquisa rápida você pode descobrir que a sua dúvida já foi a de outra pessoa anteriormente e, assim, já existe uma resposta.
Divulgue seu negócio, mas não faça panfletagem
Por favor, #nãosejaessapessoa que usa grupos destinados à discussão para venda de produtos. É muito chato quando você entra em um grupo ou página querendo tirar alguma dúvida e tem um monte de post de propaganda – de todos os tipos! É claro que é bacana se utilizar desses espaços para compartilhar aquilo que vendemos, mas é muito melhor fazer isso de forma criativa e com conteúdo do que só ficar fazendo propaganda. Por exemplo, se você vende papel digital, que tal dar um download grátis utilizando os papeis da sua loja? Isso vai fazer as pessoas irem até sua loja e conhecerem seu trabalho. É muito mais inteligente fazer esse tipo de propaganda do que aquela típica panfletagem.
Mesmo que você nào esteja vendendo nada, a panfletagem não é uma prática bacana. O que eu quero dizer com isso, é que do mesmo jeito que ficar oferecendo desconto em vários posts por dia não é legal, ficar fazendo propaganda do seu blog ou canal no Youtube pedindo curtidas também não é legal. Busque sempre se colocar no lugar do outro e pensar: se fosse eu acessando um grupo com um tema do meu interesse, gostaria de ficar vendo esse monte de post sem nada de muito útil?
Conteúdo vazio
Alerta mais que importante: jamais, em tempo algum, seja a pessoa que faz picuinhas nos grupos, por favor. Tenho certeza que, em algum grupo, você já leu coisas assim: “tem pessoa que só sabe vir aqui e pedir ajuda, mas na hora de ajudar fecha a cara. Tô de olho, viu”. Sério? Esse tipo de postagem não traz conteúdo algum, não agrega absolutamente nada e só levanta discussão barata. É o tipo de postagem sem propósito, que só atrai e distribui energia negativa. Pare e pense: o que você quer com isso e o que isso vai te trazer de bom? Percebe que a resposta inevitável é NA-DA? Portanto, #nãosejaessapessoa! #ficadica
Aqui eu levantei os pontos que considero os mais críticos e que mais geram mal-estar nas pessoas, mas também quero ouvir a sua opinião. Você concorda com os pontos que abordei aqui? Tem mais alguma dica? Tem mais algum mal comportamento que rola nos grupos que você acredita que poderia ser repensado? Vamos discutir e encontrar juntos um caminho do meio para todos, que tal?