Um dia desses li uma frase que mexeu muito comigo e vou compartilhar aqui com vocês. A frase dizia que, nós, mulheres, estamos muito ocupadas criando nossos filhos e tentando salvar o mundo. Eu achei isso muito interessante e fiquei pensando sobre essa nossa necessidade de sermos super-heroínas o tempo inteiro.
Muita gente me pergunta, principalmente as alunas do meu curso, como dar conta dessa nossa louca rotina que inclui casa, comida, filho e trabalho. E pensando nisso é como se eu ouvisse as pessoas falando:
- Ah, mas eu preciso de mais horas no meu dia.
- Nossa, eu trabalho fora, tenho filho e ainda estou começando a empreender. Como vou dar conta disso tudo?
Então, aqui vai minha dica de ouro: não dê conta e aceite isso. De verdade, dê um basta na síndrome de super-heroína e liberte-se. Tá tudo certo, mesmo!
Se permita não ser tão boa em alguma coisa.
Você tem um trabalho que não gosta tanto, mas que precisa para pagar as contas e estruturar sua micro pequena empresa? Aceite que você só cumpre suas tarefas ali para conquistar seu ganha-pão. Tá tudo certo!
Não é o seu caso? Você é uma ótima profissional no seu trabalho formal, gosta do que faz, ainda trabalha no seu micro-pequeno-negócio à noite, e se desdobra em mil para cuidar da casa? Pare, A-GO-RA. Divida a casa, afinal, todo mundo suja e todo mundo come, então, todo mundo lava e todo mundo cozinha. Combinado?
Aceite que não dá para lavar roupa duas vezes por semana ou que não dá para manter o banheiro limpo e a casa arrumada todo dia. Alguma coisa vai ter que ficar pelo meio do caminho e está tudo certo.
No seu negócio você não consegue atender todo mundo que gostaria, mas é possível dar conta de quatro encomendas por mês? Então, aceite isso sem sofrimento e atenda os quatro pedidos da melhor maneira possível.
Nós não precisamos ser super-heroínas o tempo todo. É importante aceitar que uma ou mais partes da nossa vida não são perfeitas o tempo todo. E o que na sua vida não estiver perfeito agora, tudo bem. Relaxa. Todo mundo é assim.
E por falar em todo mundo é assim...eu quero te dizer que comigo também é.
A Tuty é meu único trabalho, mas ela consome todas as minhas horas: eu produzo muito por aqui. Além disso, também tenho toda essa rotina da casa e, para piorar, faço home-office, o que pode fazer com que a vida pessoal e profissional se misture.
Por aqui, nem tudo funciona o tempo todo. Vira e mexe eu preciso deixar a Alice o final de semana inteiro com a minha mãe, porque eu tenho que trabalhar. Também acontece de eu não conseguir fazer o lançamento que eu queria muito, na data em que eu desejei ou planejei. Ah, e a louça também fica para o dia seguinte, a roupa acumula e a casa fica por cuidar muito mais vezes do que eu gostaria.
Aceitar que a gente não precisa dar conta de tudo é a maior libertação. Experimenta você também, e depois me conta como foi a sensação!
E mais: tenha em mente que só precisamos dar conta do que faz a gente feliz, ou que no mínimo nos dê alguma sensação de prazer. Isso já está de bom tamanho...
Se organização e gerenciamento do tempo é um tema que você gosta e precisa, quero te contar que no PRograma Tuty para profissionais temos um módulo inteirinho dedicado a isso, para te ajudar a ajustar os ponteiros e gerenciar melhor os recursos que você tem. Pra fazer parte da próxima turma, fica ligado no www.tutyparaprofissionais.com.br.