O site tá no ar e finalmente você fez a primeira venda! Yey! Frio na barriga e mãos suando, porque agora todo o amor que você colocou na criação daquele produto vai habitar outra casa, acalentar outros corações.
Tá, mas como é que você vai enviar o produto? Já pensou nisso? O ideal é pensar nessa questão antes mesmo de colocar o site no ar, para não ser pego de surpresa quando a primeira venda acontecer. E pra te ajudar a pensar em absolutamente tudo, preparamos um guia super completo sobre o tema. Nas próximas linhas você vai ler sobre a embalagem, os serviços dos Correios, endereçamento e pequenos agrados.
Conheça {Das Coisinhas}
Embalagem
Escolher a embalagem ideal é super importante. Muitas vezes a gente pensa em economizar, não querendo investir em caixas, mas o barato pode sim sair caro. Se o seu produto é sensível, não pense duas vezes: caixa nele. Se você vende algo que não quebra nem amassa, como roupas, pode sim mandar em um pacote que não seja caixa, mas ainda assim fique atento para a qualidade da embalagem. Pode acontecer, por exemplo, de sua embalagem tomar chuva ao ser entregue, então o produto lá dentro precisa estar bem protegido.
Uma boa opção para proteger os pacotes é embalar o produto com plástico bolha antes e com papel kraft depois. Também existe um tipo de papel kraft que é resistente à água e protege bem mais as mercadorias, e não é muito mais caro.
Já se você decidiu usar caixas, saiba que você não é obrigado a usar as caixas dos Correios. Você pode sim usar outras caixas e até mesmo usar a técnica de reaproveitamento de embalagens, Mas é importante saber que, caso sua encomenda não esteja em uma caixa dos Correios, o seguro deles não cobrirá algum dano à encomenda. Já aconteceu comigo de a caixa chegar rasgada e molhada para a cliente, e alguns itens lá dentro estragarem. Ela fotografou, me mandou e eu abri uma reclamação no site dos Correios. Entretanto eles alegaram que minha embalagem não era a recomendada por eles, e por isso o seguro não cobriria os danos.
Como isso acontece muito raramente, ainda assim o valor de comprar caixas em outro lugar compensa muito. Eu já comprei até mesmo pelo Mercado Livre, e chegaram direitinho.
É importante lembrar também que existe um tamanho mínimo e um tamanho máximo de caixas aceitas pelos Correios. O mínimo é 16 cm de comprimento (a frente da caixa), 11 cm de largura (a lateral da caixa) e 2 cm de altura. Os limites máximos são 105 x 105 x 105 cm.
Os serviços dos Correios
Ao levar sua encomenda para os Correios, você terá algumas opções de postagem. As mais usadas são o PAC e o Sedex. O PAC é um sistema de envio mais em conta, mas que tem o prazo bem maior que o Sedex, podendo passar de 15 dias úteis para algumas cidades. Além disso, para o envio por PAC é obrigatório que a encomenda esteja em uma caixa. Os funcionários dos Correios são orientados a não aceitar encomendas PAC fora de caixas. Pode até ser que a agência aí perto da sua casa faça a postagem, mas não é a regra.
A outra opção de envio é o Sedex, que tem o custo bem mais alto, principalmente em encomendas para outros estados, e o prazo muito menor também. Normalmente o Sedex é entregue entre 1 e 2 dias úteis para o mesmo estado e para outras capitais.
Além dessas opções você pode usar ainda o Sedex 10, mas ele não está disponível para todo o Brasil, somente para algumas cidades. Já aconteceu comigo de não entregarem o Sedex 10 em um CEP específico da cidade de São Paulo também. Ou seja, antes de prometer essa opção para o cliente, o ideal é consultar a disponibilidade no site dos Correios.
Seja qual for a sua escolha de envio, nunca nunquinha deixe de fazer o seguro, ou Valor Declarado. O VD é uma ficha que você preenche com os dados da encomenda, remetente e destinatário, e indica o valor do produto que está sendo enviado. O valor do seguro é de 1,5% do valor declarado do produto. Se os Correios perderem sua encomenda (acredite, acontece!) você terá o valor declarado ressarcido para você. Os Correios já perderam 6 encomendas minhas, todas de valores altos. Caso você opte por não fazer o seguro, o seguro automático oferecido pelos Correios é de R$ 50. Ou seja, se eles perderem sua encomenda que não tem valor declarado, você receberá o valor pago na postagem + R$ 50.
Se acontecer com você, o processo é relativamente simples, mas pode demorar para que seja deferido e você receba o valor. Basicamente, você deve entrar no site dos Correios, preencher um pedido de informação indicando o código de postagem e aguardar. Quando for confirmado que a mercadoria foi extraviada eles te enviarão uma mensagem com um link para você preencher com seus dados bancários e o depósito será feito em (teoricamente) até 10 dias úteis - para mim já chegou a demorar meses.
Uma outra opção de envio disponibilizada pelos Correios é o e-Sedex. Infelizmente, para ter um contrato de e-Sedex é preciso ter uma média alta de envios por mês, de aproximadamente R$ 2 mil (valor em postagem, e não de produto). Se suas postagens alcançam esse valor, é só ir até a agência dos Correios mais perto da sua casa, conversar com o gerente e fazer o contrato. Tem mais algumas regrinhas a seguir, como ter CNPJ e um valor mínimo de faturamento mensal. Os benefícios vão desde desconto no valor do seguro (de 1,5% para 0,7%) até desconto no valor da postagem, que chega a mais de 50% em alguns casos. Ah, lembrando que o e-Sedex é válido somente para empresas que têm carrinho de compras online. Ou seja, tem que ser um e-commerce.
Mesmo se você não conseguir fazer o contrato do e-Sedex, vale à pena ir até a agência mais próxima à sua casa e conversar com o gerente mesmo assim. Isso pode te garantir um contrato diferenciado, com menor desconto que o e-Sedex, mas com mais vantagens do que a postagem no balcão. Além disso, vocês podem tentar combinar um sistema de coleta na sua casa/empresa, o que vai facilitar e muito as coisas para você (principalmente nos dias de chuva, acredite!).
Por fim, se você usa o Pagseguro como meio de pagamento em sua loja, saiba que eles têm uma parceria com os Correios, e oferecem o frete por e-Sedex para quem compra o frete diretamente com eles. Funciona assim: quando o cliente finaliza o pagamento e a transação já aparece em sua conta do Pagseguro, na frente do nome dele terá um botão "Comprar frete". Você clica ali, digita as dimensões e peso da caixa e clica em "Calcular". O site automaticamente calcula o valor do e-Sedex, te dá a opção de acrescentar seguro e já te disponibiliza a etiqueta de endereçamento. É super prático e muito mais barato.
Endereçamento
Erro no endereçamento é um dos principais motivos de encomendas que retornam ao remetente. É claro que se o cliente digitou o endereço errado, não tem muito o que você fazer. Mas tem algumas diquinhas que podem fazer toda a diferença e garantir menos encomendas retornando, veja:
- confira se o CEP tem 8 dígitos. Esse é o formato de CEP para todas as ruas brasileiras.
- faça dupla conferência na etiqueta de endereçamento. Ou seja, depois de embalar a caixa e colar a etiqueta, confira de novo se está tudo digitado direitinho.
- Lembre-se de que o endereço normalmente tem nome da rua, número, complemento, bairro, cidade, estado e CEP. Se algum desses dados estiver faltando, entre em contato com o cliente para que ele possa complementar.
Uma outra questão relacionada ao endereçamento é o tamanho da etiqueta em relação à caixa. Lembre-se que, além da sua etiqueta, os Correios ainda vão colar a etiqueta de postagem na parte superior da caixa, por isso não adianta fazer uma etiqueta linda e enorme para a caixa. Se estiver atrapalhando a etiqueta de postagem, é bem possível que os Correios recusem sua embalagem e peçam novo endereçamento.
O ideal é que sua etiqueta ocupe menos da metade da parte superior da caixa, e que seja colada no canto inferior esquerdo (eles costumam colar a etiqueta de postagem no canto superior direito).
Conheça a {Casa com amor}
Pequenos agrados
A caixa da sua encomenda será o primeiro contato físico do cliente com a sua empresa, então é imprescindível que ela cause um 'oh!" nele. Pequenos agrados não custam muito e podem te garantir clientes fiéis. Você pode fazer uma etiqueta personalizada, com a sua marca, com uma frase carinhosa (na Tuty usamos uma etiqueta escrito "Entregando diversão para:"). Você também pode carimbar a sua caixa com mensagens fofas como "Feito com carinho para você" ou "Handmade". Outra sugestão é usar fitas adesivas personalizadas com a sua marca. Só tome cuidado para a fita não cobrir nenhuma informação importante do endereço.
Você também pode mandar alguns mimos para seus clientes dentro da caixa. Aqui na Tuty enviamos as caixas sempre cheias de mini bexigas. Além de proteger os produtos, elas garantem o momento "Oh!" do cliente, que abre a caixa cheio de expectativa e tem mini-balões indo para todos os lados.
Agora, com certeza, postar sua encomenda ficou muito mais fácil, não é?!
Para te inspirar, assista esse vídeo da Amanda Mol mostrando como é o processo de embalagem cheio de amor dos seus produtos.
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