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Não importa qual seja o seu produto, se a sua venda é feita pela internet saiba que a fotografia é uma das partes mais importantes do seu negócio, pois são as imagens que irão mostrar ao cliente aquilo que você vai entregar.
Nas nossas pequenas-empresas-de-uma-pessoa-só, normalmente, a fotografia de produto fica a cargo de quem já faz tudo, no caso, você. Então bora arregaçar as mangas e anotar as dicas incríveis que eu garimpei com a Evinha, da loja La Pomme?!
Para começar, já quero te contar um segredo: pode aposentar o fundo branco, se quiser. A fotografia de produto pode ser criativa e divertida, sim. E, de quebra, ela ainda pode se tornar uma poderosa ferramenta de conexão com o seu cliente. Outra dica de ouro que já quero te adiantar é que não é o equipamento – no caso, a máquina fotográfica – o responsável por deixar as fotos incríveis.
A peça fundamental para um bom clique é você e o seu olhar. Estude, pesquise, leia, acumule o máximo de informações possíveis sobre o tema e comece a clicar. Não tenha medo de fazer testes. E mais: tenha clareza sobre o que você quer comunicar com suas fotos.
Para fazer fotos incríveis é preciso, também, desvendar os mistérios da luz (seus tipos, cores e direcionamentos), que é essencial para a fotografia e possui funções que vão muito além de iluminar. Por isso é fundamental entender os efeitos que cada tipo de luz traz para a sua imagem. Ao dominar a luz, além de suas fotos ficarem mais expressivas, você também poderá criar efeitos de acordo com a mensagem que quiser transmitir.
Aliás, falar de luz é algo bem complicado. Muita gente me pergunta qual é a melhor, mas a questão é que essa é uma decisão bem pessoal. Há quem prefira trabalhar com a luz natural, enquanto haverá quem opte pela artificial. A vantagem da luz natural é que ela não exige muito conhecimento técnico de quem irá fotografar. E preste atenção: esqueça o flash embutido da máquina, ele sempre traz resultados desastrosos
Passada essas duas etapas, chega a hora de definir o equipamento e o que eu vou te dizer pode causar espanto: vale muito mais manter a sua máquina simples, porém, que você tem domínio, e que pode ser até mesmo a câmera do celular, do que gastar fortunas num super equipamento que você não faz ideia de como funciona. E, sim, é possível fazer boas fotos com celulares. Somente pense em melhorar de equipamento fotográfico à medida em que o seu conhecimento sobre fotografia aumenta.
Equipamento definido, luz perfeita escolhida, então é hora de decidir qual história a sua foto irá contar. Quer uma foto comercial? Então ela deve ter clara intenção de venda, ela vai estar na vitrine do site, e por isso tem que transmitir uma mensagem clara, direta e focada no produto. Já se a ideia é fazer uma foto institucional, para promover o seu negócio de forma geral, você pode registrar seu processo de produção, a embalagem, ferramentas, clientes, tudo o que pode caracterizar o seu negócio e ajudar a contar uma história. Agora, se a sua ideia é criar um estilo, oferecer um conceito para conectar seu cliente com a sua marca, então, você deve optar pela fotografia editorial, porque é ela quem vai inserir o seu consumidor no universo que você criou de forma emocional.
No seu universo empreendedor como você está fazendo suas fotos? Essa é uma área que você tem dificuldades ou tira de letra? Divide com a gente o seu processo fotográfico.
E se esse é um tema que te enche os olhos, vale lembrar que é o tema de uma aula pra lá de especial dada pela Evinha, da La Pomme, como bônus a todos os alunos do Programa Tuty para Profissionais. Para saber mais sobre o curso, clique aqui.