Anunciar no Facebook pode ser uma boa estratégia para atingir o seu público e ter maior visibilidade, principalmente para um negócio que está começando. Afinal, fazer uma loja linda de viver, com fotos de produtos incríveis, descrições claras, objetivas e com personalidade e não ter ninguém indo lá comprar é um desperdício enorme.
Abaixo, confira 7 informações que são super importantes para você que vai anunciar no Facebook pela primeira vez, e não faz ideia de por onde começar.
1. Não tenha um perfil para sua empresa, tenha uma página
Perfis são para pessoas, páginas são para empresas. Mesmo que sua empresa seja pequena, seja só você, que você produza num cantinho da sala e que nunca tenha feito uma venda pela internet, é importante saber que para o Facebook o seu micro-pequeno-negócio já é uma empresa. Somente páginas de empresas podem anunciar, e ter fãs e curtidores. Então, comece fazendo tudo certinho. O perfil pessoal é para você falar com a família e os amigos, a página é para sua empresa falar com os clientes e potenciais clientes, ok?!
2. Escolha o tipo de anúncio que quer fazer, com base no público que quer atingir
Existem vários tipos de anúncios no Facebook, mas os mais comuns são: Promover a página para ganhar mais curtidas e impulsionar um post para que seja visto por mais pessoas. No primeiro você faz com que o eu anúncio apareça no feed de pessoas que ainda não conhecem a sua marca, para que elas possam curtir e começar a acompanhar. É um tipo de anúncio importante para quem está começando e precisa ganhar alguma visibilidade. O segundo é para que suas publicações sejam vistas por mais pessoas, e aí você pode escolher entre promover um post para quem já curte a página ou para quem ainda não curte, fazendo uma seleção por dados demográficos e de interesse. A melhor escolha vai depender de qual é o seu objetivo com a publicação.
Se você vai, por exemplo, divulgar a página de assinatura da sua Newsletter, o melhor caminho é fazer a campanha para quem já curte a sua página, que já tem interesse no seu conteúdo. As chances de o seu post “conversar” com essa pessoa é muito maior. Já se você escreveu um post mega interessante, e quer divulgá-lo para o maior número de pessoas (e ele tem um título, imagem e conteúdo bastante interessantes, com grandes chances de ser compartilhado), então o ideal é divulgar para uma lista que você vai definir a partir de interesses. Assim seu post será visto pelo maior número de pessoas que se interessam pelo tema, mesmo que ainda não sejam curtidores da sua página.
3. Selecione imagens especiais para os anúncios
Agora vamos lá! Você já tem uma fanpage, e agora quer atingir um grande público, certo? Não vale ter só a família curtindo, você quer que sua marca seja vista por muito mais gente. Então decidiu fazer uma campanha para curtidas na página, e a primeira coisa que vou te contar é: a imagem que veiculará no seu anúncio não precisa ser a capa da sua fanpage. Aliás, a não ser que você tenha uma imagem de capa extremamente convidativa, a imagem do anúncio realmente NÃO DEVE ser a capa da fanpage. Você pode criar imagens especiais para o seu anúncio, e promover a sua página com banners que captem o seu cliente pela curiosidade, pela beleza da fotografia, ou pelo benefício exclusivo.
Lembre-se sempre que isso é publicidade. Sim, isso é um anúncio, e é publicidade. Por mais que pareça que você só está ali promovendo uma página para ter mais curtidores, é importante lembrar que isso é sim publicidade, e deve ser tratada como tal. Não adianta pegar qualquer foto, de qualquer produto e colocar ali para gerar mais curtidores. Essa imagem tem que ser pensada com carinho, avaliada, e testada (por que não?). O Facebook te permite subir até 6 imagens para um anúncio, então coloque 6 imagens diferentes e veja qual tem maior aceitação do público. Depois de alguns dias você pode ver qual imagem está custando mais e qual está com o valor do clique mais barato. Elimine as mais caras e invista nas mais baratas, que realmente criaram conexão com o seu público.
Lembrete importante: para que o Facebook aprove seu anúncio, a imagem não pode ter mais do que 20% de texto (para algumas empresas/campanhas, eles aceitam até 50% de texto). Para ajudar na tarefa de saber se o seu anúncio atende à regra ou não, o próprio FB disponibilizou uma ferramenta, aqui: https://www.facebook.com/ads/tools/text_overlay. Você faz o upload da imagem e marca em quantos retângulos aparece texto. Automaticamente vai aparecendo na tela quantos % de espaço da imagem seu texto está usando. Ou seja, pode ser que nem seja a quantidade de texto em si que fez seu anúncio ser reprovado, mas sim a distribuição dele.
4. Defina o orçamento antecipadamente
Ao promover uma postagem ou fazer um anúncio para curtidas na página, o Facebook te oferece a opção de definir quanto será investido diariamente. Em "Orçamento Diário" você deve digitar exatamente o valor que quer gastar por dia, durante toda a veiculação de sua campanha. O Facebook irá exibir o seu anúncio para o maior número de pessoas até que esse valor seja gasto completamente, todos os dias. Depois você poderá escolher se vai querer veicular o anúncio continuamente, ou se escolherá uma data de início e uma de fim para a campanha. Se escolher um intervalo de datas, multiplique o número de dias pelo orçamento diário para saber o custo exato daquela campanha. Ou seja, uma campanha veiculada por R$ 10 ao dia, por 30 dias, terá um custo de R$ 300. Se você não definir uma data de término, o Facebook cobrará continuamente, debitando automaticamente o valor pago de seu cartão de crédito (ou do Paypal, se você escolher essa opção).
5. Tenha um cartão de crédito
Antigamente só era possível anunciar no Facebook com um cartão de crédito internacional. Hoje não é mais assim. Você consegue pagar a sua fatura de anúncios com boleto e até mesmo com o Paypal.
Entretanto, é bom ficar atento proque uma vez feita a configuração da sua conta, nào é mais possível mudar a forma de pagamento. O que eu fiz por aqui foi criar várias contas diferenetes, uma para pagamento com cartão e outra para pagamento com Paypal.
Já quanto a pagar com cartão de crédito nacional, algumas pessoas disseram que conseguem, mas na própria ajuda do Facebook diz: “Lembre-se de que o cartão deve permitir transações internacionais”.
6. Selecione o público atentamente
Não é só ir lá, colocar um valor, uma imagem e pronto, pagar. Assim a sua campanha tem grandes chances de não funcionar, e pior: de fazer você gastar dinheiro a toa. Escolha com sabedoria o público alvo, as palavras-chave de interesse, o comportamento. O Facebook é muito específico nisso, e pode te ajudar. Se você está divulgando, por exemplo, um novo app com filtros para fotos, que tal selecionar "Pessoas que enviam fotos" na aba de comportamentos? Seu anúncio será muito mais certeiro! Ou se você vende ensaios fotográficos para gestantes, de que adianta veicular seu anuncio para homens de 18 a 65 anos? Selecione mulheres, entre 25 e 35 anos, e você terá muito mais chances de ser visto por quem realmente importa.
7. Atenção para a forma de veicular seu anúncio
O FB oferece duas opções de veicular seu anúncio de curtidas na página: mostrar o seu anúncio para o maior número de pessoas, esperar que alguém curta e pagar por vezes que seu anúncio apareceu na tela de alguém, OU veicular o seu anúncio, mas pagar somente por quem efetivamente curtiu. A segunda opção pode parecer muito tentadora, mas ela funciona como um leilão, e você deve no momento da criação do anúncio informar ao Facebook quanto está disposto a pagar por curtida, e nesse caso ele fará um leilão do seu preço, mais ou menos como funciona com o Google Adwords.
No caso de quem está começando, fazendo anúncio pela primeira vez, e não sabe exatamente quanto cada curtida na sua fanpage custa, minha sugestão é selecionar a primeira opção e testar. Em alguns dias você poderá ver no seu gerenciador de anúncios qual o alcance da publicação, quantas curtidas ele gerou e qual o preço pago por cada curtida, em média. Com essa base, fica mais fácil fazer uma campanha baseada no estilo de leilão, da próxima vez. Outra sugestão é fazer duas campanhas, cada uma com um modelo de cobrança, e depois de alguns dias ver qual está gerando o melhor resultado, e cancelar a que não estiver indo tão bem.
Com essas informações acima você já está apto a criar uma campanha para a sua fanpage, e ser bem sucedido no retorno que ela te trará. Mas não se esqueça que o número de curtidores na página não passa de um número. O importante mesmo é o engajamento dessas pessoas, o sentimento delas por sua empresa.
Por isso, não se esqueça de sempre postar conteúdo relevante e de qualidade para que já é seu curtidor. Quem já está lá deve ser tratado com muito, muito, muito carinho.
Se tiver mais alguma dúvida que não está no post, é só postar aqui embaixo. Vou adorar te ajudar.