Nos {pequenos-micro-negócios craft} conseguir parcerias de sucesso é extremamente importante, mas você sabe como abordar alguém que quer como parceiro? Ou já pensou no que oferecer a um possível parceiro, em troca da ajuda dele?
O que percebo muito aqui na Tuty é que muita gente confunde parceria com relação comercial. Recebo emails assim: "Oi Thiara, sou organizadora de festas e quero usar suas papelarias. Podemos fazer uma parceria?" Ou então: "Olá, tenho um blog de maternidade e gostaria de fazer uma parceria, o que você acha?"
Você sabe o que há de errado com essas abordagens? TUDO!
Se você quer fazer uma parceria com alguém que pode agregar ao seu negócio, não economize nas palavras, aproveite a oportunidade da primeira abordagem ser incrível. Ela é determinante para o sucesso! Mandar uma mensagem dizendo que quer fazer uma parceria e não fazer uma proposta é irrelevante, só vai tomar o tempo do outro sem fazê-lo perceber o quanto isso pode ser bacana.
Vamos então para uma passo-a-passo simples, mas que vai te garantir resultados impressionantes:
1. Apresente-se, conte sobre o seu negócio, mostre a sua paixão. Não é obrigação do pretendente a parceiro ir buscar no Google quem é você, é obrigação sua se apresentar. Comece a mensagem dizendo quem você é, o que você faz, porque você faz o que faz.
Eu, por exemplo, começaria uma proposta de parceria assim:
"Olá {nome da possível parceira}, tudo bom?
Eu sou a Thiara, do Estúdio Tuty, a primeira empresa de papelaria digital para festas do Brasil. Fundei a Tuty em 2010, e de lá para cá crescemos bastante e ampliamos muito o mercado. Hoje, além das papelarias para festas oferecemos também presentes personalizados e muitos outros materiais digitais. Nosso site (www.tuty.com.br) recebe mais de 30 mil visitas por mês e no Facebook temos quase 130 mil fãs.
2. Fale sobre a sua proposta de parceria, e TENHA uma proposta de parceria. Querer desconto para comprar produtos não é parceria. Parceria é um acordo em que os dois lados ganham. Se você quer comprar produtos com desconto, escreva para a pessoa pedindo desconto para compras no atacado (se for o caso) e não pedindo parceria.
Explique a ela o que ela tem que te interessa, e porquê. Seja claro e coerente nas ideias, não precisa rodear muito, vá direto ao ponto, e não esqueça de mostrar a ela o quanto ela é especial, e por isso é importante para o seu negócio.
Vamos supor que eu fosse sugerir uma parceria para a Evinha, da La Pomme. Eu continuaria assim:
"Conheço a La Pomme desde o comecinho da Tuty, quando lia muitos blogs e vi a La Pomme sendo divulgada nos meus preferidos. De lá para cá não desgrudei mais, e estou sempre de olho nos lançamentos. Adoro a maneira como você se comunica com seus clientes, tão dinâmica e cheia de carinho, é uma inspiração. Recentemente vi que você estava produzindo um Planner e isso me deu um estalo, por isso resolvi te escrever. Estou começando a produzir materiais para pequenos empreendedores criativos e pensei que poderíamos ter um kit especial para eles, que unissem materiais da Tuty e da La Pomme. O que acha?"
3. Mostre o seu valor. Depois de se apresentar e apresentar a sua proposta, explique para o seu candidato a parceiro o porque ele deve fechar uma parceria com você. O que ele vai ganhar com isso? O que você tem a oferecer em troca? Quais são as vantagens de fechar essa parceria com você e não com o seu concorrente?
"Pensei em unir o seu expertise em personalização com algumas criações da Tuty, oferecendo então um kit com o planner e um estojo da La Pomme, um bloco de anotações, 10 cards de anotações e 3 marcadores de páginas da Tuty. Minha ideia é criar uma estampa especial e exclusiva para esse projeto e oferecer os produtos a pronta entrega. Para a divulgação pensei em produzir algumas artes especiais que cativem os microempreendedores craft, mostrando a importância de ter um planejamento, de se organizar e de ter um material de apoio para isso. Acredito que unir nossos expertises em um produto que converse com o público alvo de ambas as empresas poderá agregar muito para nós duas. Além disso pretendo fazer uma divulgação massiva do material nas redes sociais da Tuty, o que certamente levará mais clientes para a La Pomme. Contaria também com a sua divulgação nas redes da La Pomme, para alcançarmos ainda mais clientes."
4. Deixe claros os termos do negócio. É muito chato receber um email de proposta sem uma real proposta, que termine com um "me fale o que é melhor para você". Se a pessoa investiu o tempo dela para ler sua mensagem e sua proposta, tenha portanto uma proposta completa e coerente. Não deixe na mão do outro a decisão do que é melhor para a sua empresa.
"Neste primeiro momento gostaria então de produzir 50 kits. Você acredita que consegue produzir 50 planners e 50 estojos em 20 dias? Meu planejamento é para lançar tudo no dia XX/XX. Verifiquei os valores dos produtos em seu site, e gostaria de sugerir o kit a ser vendido por R$ XX, que poderemos divivir da seguinte maneira [defina aqui como gostaria de fazer a divisão financeira]."
5. Agradeça o tempo do seu candidato a parceiro em ler sua mensagem. Mostre a ele o quanto você está feliz com essa possibilidade.
"Muito obrigada por esse espaço para conversarmos e firmarmos uma possível parceria. Acredito que será uma oportunidade especial de nossos produtos estarem juntos e nossos clientes conhecerem a outra marca. Aguardo ansiosamente sua resposta. Beijo grande. Thiara."
Seguindo esses simples passos você garantirá, ao menos, que sua mensagem seja lida e sua proposta seja estudada. Mas esteja preparado também para um não, e entenda que mesmo que o outro não aceite sua proposta, isso não é necessariamente um problema com a sua empresa. Muito provavelmente, se ele não topar, é porque a sua proposta não cabe no planejamento dele no momento, não combina com sua estratégia. Fique atento a outras possíveis oportunidades e continue tentando!
Quer saber mais sobre parcerias de sucesso? Indico esse hangout com a Carol Nalon, em que ela fala detalhadamente sobre o tema: https://www.eventials.com/carolinanalon/como-fazer-contatos-com-pessoas-importantes-para-sua-carreira/