Prefere esse conteúdo em vídeo? É só clicar aqui.
Olá Crafters! Eu sei que quando a gente começa um novo pequeno negócio trabalhando em casa é difícil de conciliar as tarefas e se sentir produtivo, né?! Pra quem tem criança pequena em casa, então, o desafio dobra. Então pra te ajudar a melhorar a produtividade e esse sentimento de que tá sempre tudo atrasado, eu trouxe 4 dicas de organização pra pequenos empreendedores, como eu e como você.
1. Estabeleça uma rotina
Eu sei que a maioria de vocês tem que dar conta da casa, das crianças e da pequena empresa. Mas não precisa ser tudo ao mesmo tempo. Quando a gente tenta fazer tudo ao mesmo tempo, acaba com aquela sensação de que não fez nada, não concluiu nenhuma tarefa direito. Por isso, desde sempre aqui na Tuty, eu tenho estabelecido um horário de trabalho, e busco ser o mais fiel a ele possível.
E eu sei que nesse momento, com as crianças em casa o tempo todo, tá mais difícil, mas essa é só mais uma razão pra você tentar ter algum tipo de rotina. Uma sugestão é que você foque no trabalho nas horas que as crianças estão estudando. A maior parte das escolas tá enviando atividades, e as crianças se mantêm ocupadas por algum período do dia, então se concentra em trabalhar pro seu pequeno negócio nessa hora.
Depois, com as crianças mais sem atividade, você vai colocar roupa pra lavar, lavar a louça do almoço, ou o que quer que seja. Inclusive é uma ótima oportunidade pras crianças te ajudarem, e a gente já engancha aqui na dica número 2, que é a de dividir tarefas.
2. Divida as tarefas da casa com toda a família
Não é justo que seja tudo obrigação sua. Todo mundo que mora na casa, dorme na casa, come na casa, pode sim ajudar, nem que seja com um pouquinho. Então começa ensinando as crianças a levarem o prato pra pia, se forem maiorzinhos já podem ajudar com a louça, os menores já conseguem separar as roupas sujas por cores, arrumar as camas. Divide também com o seu companheiro ou companheira as tarefas mais pesadas. Tenha uma conversa franca e explica que você precisa se organizar pras coisas funcionarem.
Aqui eu vou dar uma dica extra, que ninguém pediu, mas eu vou dar mesmo assim: aqui em casa o que funciona é a franqueza. Não adianta você tá super chateada de ter que fazer tudo e não sobrar tempo pra se dedicar ao seu pequeno negócio, e não dividir esse sentimento. Conversa com quem mora com você, fala sobre como você se sente, pra vocês, juntos, encontrarem um caminho do meio, que seja bom pra todo mundo.
3. Invista em ferramentas de organização
Vocês já sabem, porque eu já falei um monte de vezes, que eu uso um planner pra planejar meus dias, minhas semanas, meus meses, meu ano, minha vida! E ele faz toda a diferença no meu dia a dia. Não dá pra todo dia, na hora que eu sento pra trabalhar, começar a pensar no que eu tenho pra fazer. É um tempo muito precioso que eu perco fazendo isso. Então eu já listo tudo o que eu preciso fazer durante a semana, ou na noite anterior, e aí quando eu sento pra trabalhar eu já sei exatamente o que fazer.
Hoje eu não faço mais encomendas, mas na época que eu fazia, eu também perdia muito tempo fazendo orçamento, alterando, envia pro cliente, aí quando ela provava, eu tinha que incluir o produto no site, manda o link pra ela, esperar o pagamento, aí quando pagava eu colocava aquele pedido na lista ali do que ía ser produzido, organizava datas e etcetera. O maior trabalhão, né?!
Hoje em dia tem opções muito melhores pra te ajudar a organizar todos esses processos. Um exemplo disso é o Assamble, uma solução totalmente online pra te ajudar a organizar orçamentos e pedidos, de um jeito super prático e fácil. É só você acessar www.assamble.com.br, fazer o seu cadastro gratuito, e começar a usar. Lá você pode cadastrar orçamentos e mandar o link direto pro cliente aprovar e já fazer o pagamento. Ele é integrado com o Mercado Pago, então se o cliente aprova o orçamento, ele já faz o pagamento ali automaticamente, e o pedido já entra no seu fluxo de pedidos no Assamble. Então além de organizar os seus orçamentos, ainda organiza os pedidos pagos, em produção, entregues, tudo com datas, prazo, pra ficar organizado e não deixar você perder nada.
Inclusive, lá ficam salvos os orçamentos que não tiveram resposta, pra você mandar aquele lembretinho esperto pra cliente, cobrando carinhosamente uma resposta. O site é tão completo que lá você consegue cadastrar as contas que você paga, todos os débitos que você tem no seu pequeno negócio, e ele já vai calculando o seu saldo naquele mês, se você gastou mais do que recebeu, ou se teve um saldo positivo, te ajudando a começar aí a organizar o fluxo de caixa.
E se você quer, por exemplo, divulgar uma promoção, você também pode cadastrar os seus kits promocionais no site, e mandar o link ou um QR Code direto pro cliente visualizar e começar o contato com você, a partir do seu catálogo virtual. Aquele pedido vira um orçamento lá na sua lista de orçamentos, e entra pro fluxo de pedidos. Massa, né?! Acessa lá, eu sei que você vai gostar e vai te ajudar muito.
4. Aceite sua humanidade
Entenda que ninguém é super herói, ninguém tem o poder de parar o tempo, e não se cobrar por isso. Eu tenho certeza que você dá o seu melhor, então não adianta ficar sofrendo pelo que não foi feito.
Eu recebo muitas mensagens de vocês perguntando como eu dou conta de tudo. E eu digo e repito: eu não dou conta. A questão é que vocês só vêm o que eu faço. O monte de ideias que eu nào coloco em prática, que eu não faço, as tarefas que eu deixo de lado, a roupa pra lavar no meu cesto acumulando ninguém ta vendo. Então nào se mede pela régua do outro, entende que cada um tem uma realidade, e que se você der o seu melhor, dentro das suas possibilidades, já tá perfeito.
Existem ferramentas pra te ajudar a se organizar melhor, faça uso delas, pra ser mais produtivo, mas aceita também a sua humanidade.